A Banda Musical de Bom Jesus dos Perdões, fundada em 2009 pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Associação Cultural Desportiva AGP através do Projeto Renovação Musical, é composta por cerca de 40 integrantes, incluindo músicos de diversas famílias instrumentais. Liderada pelos regentes Diego Pugliesi e Luis Henrique Chinaglia, com o suporte dos professores Jose Lucas de Souza e Leonardo Silva Teixeira, a banda promove a prática musical em conjunto, incentivando jovens da cidade e região a estudar música, fomentando valores como cultura, trabalho em grupo, cooperação, integração, autoafirmação, disciplina e respeito ao civismo. Desde sua criação, a banda tem participado de eventos cívicos, comemorativos e apresentações em âmbito municipal, regional e estadual, incluindo o circuito Revelando São Paulo, reconhecendo a música como um elemento fundamental para o desenvolvimento social, psicológico e intelectual dos participantes.
A Banda Marcial de Bom Jesus dos Perdões, criada em 2019 pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Associação Cultural Desportiva AGP através do Projeto Renovação Musical, tem cerca de 70 integrantes entre o corpo musical, corpo coreográfico, pavilhão nacional e balizas. A equipe é liderada pelos regentes Diego Pugliesi e Alan Eduardo, com suporte do professor de percussão Leonardo Silva Teixeira, coreógrafo Leandro Eduardo e professora de balizas Fabiana Pinheiro. A banda estimula jovens a estudar música em conjunto, promovendo cultura, trabalho em equipe, cooperação, integração, disciplina e respeito ao civismo. Desde 2019, participam de eventos comemorativos, cívicos, municipais, regionais e competições de Bandas e Fanfarras, reconhecendo o poder da música para o desenvolvimento social e psicológico. O projeto oferece aulas teóricas e práticas de instrumentos musicais, além de dança e coreografia, em parceria com a Secretaria de Cultura de Bom Jesus dos Perdões, através do Projeto Renovação Musical.
A Orquestra Perdoense de Cordas Municipal (OPCM) é uma iniciativa do Prof. e Regente Renato Araujo, mantida pela Prefeitura Municipal em colaboração com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Associação Cultural Desportiva AGP, através do Projeto Cordas Musicais. O grupo é formado por músicos jovens e adultos de Bom Jesus dos Perdões, SP, e tem como proposta musical a interpretação de uma diversidade de estilos musicais arranjados para violões, incluindo temas de games, filmes, séries, clássicos do rock e música clássica. Seu principal objetivo é representar bem a cidade e levar a arte e alegria ao coração das pessoas. A OPCM obteve reconhecimento significativo na cena musical, especialmente após a viralização de um vídeo de sua interpretação da música tema da série "Game of Thrones", compartilhado pelo site CIFRACLUB, o maior site de música da América Latina. Como resultado, o grupo ganhou seguidores em todo o Brasil e alcançou números expressivos de visualizações em seus vídeos. Atualmente, o projeto oferece aulas de teoria e prática de violão em colaboração com a Secretaria de Cultura de Bom Jesus dos Perdões, atendendo mais de 60 alunos através do Projeto Cordas Musicais, com o regente da orquestra sendo Paulo Henrique e o professor Helder.
A Orquestra de Viola Caipira Municipal (OVCM) é uma iniciativa do Prof. e Regente Renato Araujo, fundada em 2007 e passou por diversas formações e regentes ao longo do tempo. Atualmente, o grupo tem como proposta de repertório a música raiz, buscando emocionar seu público com a autenticidade das raízes caipiras e evocando o sentimento nostálgico de uma época rica em nossa cultura. Mantida pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Associação Cultural Desportiva AGP, através do Projeto Cordas Musicais, a OVCM é composta por músicos jovens e adultos de Bom Jesus dos Perdões, SP. O projeto oferece aulas de teoria e prática de viola caipira em colaboração com a Secretaria de Cultura do município, atendendo mais de 60 alunos pelo Projeto Cordas Musicais. A regência da orquestra é de Paulo Henrique, que também é o professor do grupo.
Hoje a fanfarra atende a cerca de 120 jovens da cidade, dando lhes a oportunidade de tocar um instrumento ou se tornar um membro do corpo coreográfico, sem custo nenhum. A fanfarra vem nas últimas 2 décadas vivendo uma fase de vitórias, sendo campeã dos principais títulos dos concursos abertos das cidades, e os campeonatos da Federação Paulista e brasileira, já foi considerada por muitos a melhor fanfarra do Brasil. A fanfarra já participou de inúmeras apresentações na cidade e fora dela, e também já conquistou os principais títulos como: tricampeã Paulista e copa do Brasil, Hexa campeã do Confaframo de Francisco Morato, Hexa campeã de Caieiras, Campeã na cidade de Piracaia, Campeã na cidade de Resende-RJ, Bi campeã na cidade de Atibaia, vice Campeã nacional, tetra campeã Circuito amigos, Campeã da 1° Copa América de bandas e fanfarras sediada em Itapema/SC e a melhor banda dentre as 80 que estavam competindo campeã geral, entre outros títulos de campeonatos abertos.
Em 2003 Felipe Ibraim assumiu a Regência da fanfarra e está até os dias atuais. A Fanfarra de Nazaré Paulista vem nos últimos anos, conquistando espaço em todos os municípios, através de campeonatos pelo Circuito Amigos e através de concertos, levando grande público ao delírio com suas apresentações. Hoje a Fanfarra conta com uma equipe totalmente responsável e de grande experiência, como coreógrafos e mais 1 maestro. Dentre as atividades já realizadas estão: Atividade social para o dia das crianças, com apresentações dos grupos e oficinas; Apresentação em Festas municipais (Festa do Divino, Festa de Nossa de Nazaré, Festa de Santa Rita de Cassia); Apresentação em Festas Regionais (Padroeira Joanópolis, desfile Cívico Joanópolis, padroeira Piracaia, Desfile Cívico Atibaia, Festa do Morango Atibaia, Festival de inverno Socorro); Apresentação e parceria na organização do Natal Magico em Nazaré Paulista, Casinha Papai Noel para visitação em Nazaré Paulista;
Abertura por 2 anos do Maior Festival country do Brasil realizado em Nazaré Paulista; Desfile Cívico em Nazaré Paulista por 14 anos, com a participação de todos os Grupos; Organizou por 4 anos seguidos (2015,2016, 2017 e 2018) a final do Estadual de Bandas e Fanfarras com mais de 60 corporações, mais de 3 mil músicos; Participação do Jogo das estrelas com vários jogadores famosos, Tocando Hino Nacional com a Banda Marcial Nazarentos Juniors; Participação no Carnaval de Nazaré Paulista com bloco Nazarentos Juniors, onde junto com os bonecões fez a festa da população, mais de 10 mil pessoas acompanharam isso. Participação por 3 anos no marcha pra Jesus em Nazaré Paulista; Participação como Fanfarra em Mais de 120 concursos de Bandas e Fanfarras, tendo um histórico invejável de mais de 89% de vitórias.